Cavalo


www.RecadosOnline.com

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Sobre as estratégias de trabalho...

Sempre que faço cursos reorganizo as minhas estratégias.
No PAEDA (Programa de Atendimento Equoterápico nos distúrbios de Aprendizagem), aprendi que as estratégias são atividades para o trabalho com as habilidades cognitivas que estão na base da aprendizagem e com as habilidades específicas da leitura e da escrita (consciência fonológica).
Tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes com distúrbios de aprendizagem através da Equoterapia. Trabalhando as habilidades cognitivas, de consciência fonológica, auditivas do processamento auditivo central.
É  um trabalho sistêmico, intencional, com propensão à generalização e transferência dos conhecimentos - analogias- Insight, motivação através da exposição dos desejos de cada praticante em relação ao aprendizado e às estratégias terapêuticas. Criatividade e sentimento de "ser útil"- construir.
Habilidades cognitivas que estão na base da aprendizagem: Atenção, memória, percepção, linguagem oral, raciocínio,( noção espacial, temporal, lateralidade, imagem e esquema corporal= Psicomotricidade), desenvolvimento emocional, inteligência emocional, conhecimento de si mesmo.
As estratégias podem ocorrer com cavalos em liberdade; condução terapêutica; manejo= alimentação, limpeza=banho, escovação e  encilhamento; montaria com ou sem autonomia, volteio, montaria com lateral.
O terapeuta deve atuar como modelo, possibilitando exemplos sem exageros; levar em consideração os sentimentos mobilizados pelo grupo, antes de agir; a história individual de cada praticante, o estado emocional e a motivação pessoal no dia do atendimento.
O praticante deve ser responsável pelo seus atos e ações; colaborar com os demais; ter tolerância; valorizar o grupo; aceitar regras.
Existem os 10 critérios que permeiam o trabalho e estão divididos em duas modalidades:
Abordagem direta= S-O-R de Piaget
Abordagem mediada= S-H-O-H-R Feuerstein
O mediador se interpõe entre o organismo que aprende e o mundo dos estímulos, interpretando e dando significado aos estímulos. A aprendizagem é intencional.
Teoria da aprendizagem mediada (EAM), data da década de 50.
Esse material é da apostila do PAEDA curso realizado no Instituto Passo a Passo, pela Fonoaudióloga Claudia Mota e sua equipe. No segundo programa os participantes elaboram estratégias criando suas próprias de acordo com suas necessidades de atendimento.
Esse contexto só é possível porque o cavalo permite esse trabalho ele nos é um companheiro indispensável no dia a dia.
Encilhamento
Cavalo em liberdade: Trabalho em grupo