Cavalo


www.RecadosOnline.com

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Movimento Tridimensional do cavalo e Plasticidade Neuronal

A andadura do cavalo traz benefícios físicos, melhora psicológica, cognitiva, e social, podendo ser utilizada não só para as pessoas com necessidades especiais, mas também em pessoas ditas padrão.
O movimento tridimensional requer que o praticante se ajuste no dorso do cavalo na questão da instabilidade gravitacional, o aquecimento atencional no foco do ambiente e da montaria. Como já foi dito em postagem anterior sobre a plasticidade neuronal e a do movimento do cavalo, podemos dizer que durante uma sessão o praticante recebe estímulos proprioceptivos que de acordo com o livro de Walter diz que,  ...se a informação proprioceptiva da mão e do punho é transmitida pelo SNC (sistema nervoso central), por receptores sensoriais distribuídos sobre músculos, articulações e pele, os indivíduos são capazes de perceber os movimentos de suas mãos e as alterações em sua posição e de estimar o peso dos objetos que irão carregar...."As informações sensoriais sobem pela medula espinhal, através de axônios na substância branca, a várias regiões do encéfalo, sendo transmitidas por uma série de neurônios e sinapses". ..." A percepção, ou interpretação/atribuição de significados ás sensações, ocorre no cérebro e é um processo ativo de interação entre encéfalo e ambiente. Além da interpretação de sensações, perceber envolve um agir sobre o ambiente, como mover os olhos ou a cabeça, tocar objetos etc. (Lundy-Ekman,2004).
A estimulação ocorre involuntariamente e voluntariamente com o movimento tridimensional e a mediação do terapeuta que aproveita essa bio psicodinâmica e vai harmonizando a interação com as atividades extras como as psicopedagógicas e pedagógicas. Pode-se diversificar entre as habilidades de manejo, aproximação em solo,  montaria, alimentação, escovação, banho, cavalos em liberdade, entre outros recursos do ambiente equestre.(PAEDA I , Programa de Atendimento Equoterápico nos distúrbios de aprendizagem I, Instituto Passo a Passo) Cada projeto toma uma forma de acordo com a necessidade e direcionamento de números de praticantes em suas necessidades específicas inscritos. Mas também se tem a possibilidade de acontecer de várias formas em um mesmo projeto com profissionais de áreas interdisciplinares e multidisciplinares.
É importante dizer que cada profissional defende sua linha de tese e que os registros são a melhor maneira de dizer o que está bom ou ruim e precisa melhorar.
É relativo dizer o que é certo ou errado se o profissional estuda, faz cursos frequentes, tem supervisão adequada e busca incessantemente a evolução como melhora dentro do quadro atendido. Existe sim tentativas que dão certo e outras não. Mas isso faz parte da história da humanidade no aprendizado e faz a diferença na qualidade do profissional em atendimento. Qualificação sempre independente do tempo que possa demorar para que se atinja um alvo como objetivo. Se melhorar demora e leva tempo, então mais paciência com você e não perca o foco. As coisas não acontecem por mágica e sim pelos estudos da ciência, então essa ciência nova precisa de apoio, vamos nos direcionar a estuda-la de forma científica e compartilhar esse benefício com o mundo. É preciso entender qual região do cérebro se encontra lesada e a partir disto ter propostas de intervenções pois é preciso acionar dispositivos que forneçam novas rotas neuronais para que a aprendizagem ou a reaprendizagem ocorra. Vamos começar  com os estímulos do movimento tridimensional assista: