Cavalo


www.RecadosOnline.com

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O que é Equoterapia e um pouco sobre essa terapêutica


Definição: A equoterapia é um método terapêutico que utiliza os recursos fornecidos pelo cavalo, em uma abordagem que envolve as áreas de Saúde e Educação e busca o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo. (Walter, 2013:7).http://www.ranchogg.org/

Significado de Biopsicossocial: Referente a fatores biológicos, psicológicos e sociais
http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/biopsicossocial/8593/
Espiríto
O espirito pode ser associado ao estado bioquímico atual do Ser, assim integrando o à trilogia do Ser biopsicossocial.
Essa associação se dá quando assume-se que o espirito é um estado do Ser, que por sua vez é um composto bioquímico de sociedade celular, com uma individualidade caracterizada por sua mente e psique, e que se manifesta socialmente.
A alteração desse estado bioquímico provoca mudanças perceptíveis no Ser, através da linguagem corporal, do cheiro que o sujeito exala, da expressão do rosto e do corpo, da projeção e entonação da voz, da percepção que o sujeito apresenta sob o ambiente, das faculdades mentais, e do próprio estado de espirito, o que o faz retornar ao ciclo e da a durabilidade ao estado. Essa alteração de estado pode ser despertada através de traumas bioquímicos, ou da psique que altera o composto bioquímico e consequentemente altera o estado.
É importante notar que esse ciclo pode ser interrompido pelo próprio Ser, seja através de controle físico, químico ou mental, seja pela psique, seja através de técnicas de meditação, seja por outro estado de espirito despertado.
Guilherme Rizzo Fiuza

Em 1970, sua normatização foi completada, na Europa (pelo Deustches Kuratorium Für Therapeutisches Reinten, DKThR da Alemanha), onde é aplicada até a presente data, junto a North American Riding for the Handicapped Association (NARHA, dos Estados Unidos são reconhecidos como associações de referência internacional. De acordo com a (Ande Brasil,2010), existem cerca de 320 centros de equoterapia espalhados por todo território brasileiro, com objetivo de dar oportunidades para que as pessoas, tenham cada vez mais, uma melhor qualidade de vida.
(walter,2010:7). O termo equoterapia foi adotado (pela Ande Brasil, Associação Nacional de Equoterapia, http://www.equoterapia.org.br/site/ ).
Ela é recomendada na reabilitação, nos âmbitos físico, mental, vocacional e de dependência química, em trabalhos pedagógicos, psicopedagógicos, etc. estando relacionada  a tudo que promove melhora da qualidade de vida do homem.
A atuação da equoterapia estende-se pelos níveis terapêutico, educacional e social, atendendo a população com necessidades especiais, crianças carentes, jovens dependentes químicos, o adulto socialmente desajustado. Tem aplicações em afecções recorrentes em diversos períodos da vida humana, como tensão pré menstrual, menopausa e insônia. (Walter,2010:8).