Cavalo


www.RecadosOnline.com

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A equoterapia e a neurociência

São muitas as formas de trabalhar com a equoterapia partindo da sua definição. Como em todas as outras áreas temos os autores atuantes que defendem sua ideia de acordo com a sua ideologia, mas sempre dentro do embasamento teórico conceitual científico.
Definição:  “A Equoterapia é um método terapêutico, holístico, que utiliza os recursos fornecidos pelo cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar, montado ou não, buscando um desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo. Habilita, reabilita, previne e educa o praticante de forma global” – Dra. Gabriele Brigitte Walter

Gabriele Brigitte Walter defende a prática da equoterapia por estratégias interacionais direto com o cavalo e seu ambiente, sem necessidade de ser introduzido materiais clínicos e ou pedagógicos que podem ser utilizados fora desse ambiente. Ela nos passa em seu livro a questão da plasticidade neuronal relacionando o processo sensoriais que liberam substâncias no organismo como uma forma de sistema de recompensa cerebral. Os neurotransmissores e essas sensações são relacionados ao hipocampo, áreas associativas do córtex, na organização funcional do sistema nervoso e sistema nervoso central, hipotálamo-hipofisário-adrenal entre outros processos das funções vitais das diversas áreas cerebrais. Ela argumenta ainda em conclusão no seu livro Fundamentos científicos na Equoterapia, na página 104, que a equoterapia é estímulo para a liberação de diversos hormônios que produzem benefícios físicos e psíquicos. Faço o uso diário dessa ferramenta para complementar meu desenvolvimento intelectual e prático.
Recomendo a leitura e estudo dessa bibliográfica que nos norteia dentro da ciência em sua teoria e prática.
Gabriele Brigitte Walter
Fisioterapeuta pela Universidade de São Paulo (USP), Psicóloga pelo Instituto Sapiens, Presidente da Fundação Rancho GG- Centro de treinamento, pesquisa e ensino de equoterapia, classificadora do esporte paraequestre pela federação equestre internacional (FEI).
Livro:  WALTER,G.B. Equoterapia Fundamentos Científicos. 1ª edição.São Paulo: Atheneu, 2013.